Sublimação
É um sistema de impressão por meio de transferência térmica. A tinta, previamente impressa num papel especial, transfere-se para um tecido de poliéster ou material rijo com um revestimento de poliéster. No caso do tecido, a tinta passa a fazer parte do mesmo com um tacto final muito suave, sem possibilidade de que se quebre ou despegue. No caso dos objetos rijos a impressão transfere-se por debaixo da superfície revestida.
Processo
Impressão do design: imprime-se num papel especial para transferência térmica com o design em modo espelho.
Transferência térmica: uma vez colocado o pepel sobre o produto, transfere-se habitualmente com um prensa de calor durante um tempo determinado.
Retirar o papel: o processo completa-se quando o papel é retirado.
Aplicações
Material têxtil. Pode imprimir-se com sublimação em qualquer superfície têxtil que tenha pelo menos um 60% de poliéster. Alguns exemplos são T-shirts, sweatshirts, polos, sacos, toalhas, etc.
Material rijo: Também se pode imprimir em sublimação em materiais não têxteis como alumínio, vidro, madeira, etc. Para este tipo de materiais é preciso estarem previamente pré-tratados para que se possam estampar.
Prós:
- Podem imprimir-se à viva cor e com degradados.
- Permite amplas superfícies de marcação até 100% da superfície.
- É adequado para encomendas de poucas unidades.
- Grande resistência às lavagens.
- Tacto suave.
Em contra:
- Só se podem imprimir produtos brancos, a vantagem é que se pode imprimir 100% da superfície em alguns casos.
- Não se pode imprimir em produtos que não tenham pelo menos um 60% de poliéster ou não estejam previamente pré-tratados.