O atendimento ao cliente resulta de importância vital para qualquer empresa. A fidelização de um cliente depende da atenção recebida, pelo que é necessário ter clareza sobre os procedimentos a seguir, o que se pode fazer ou dizer, ou o que é melhor evitar.
No artigo a seguir veremos o que é mais importante no atendimento ao cliente e, claro, os aspectos que devem ser levados em conta para implementá-lo corretamente em sua organização.
O serviço ao cliente engloba todos os processos de assistência e aconselhamento por parte de uma organização aos seus clientes ou futuros clientes.
Desta forma, o atendimento ao cliente é um processo contínuo cuja tarefa não é outra senão garantir a satisfação da clientela . Portanto, o atendimento correto ao cliente é crucial.
E é que, apesar de o imaginário popular acreditar que atendimento é tirar dúvidas e pronto, tem muito mais. Um departamento de atendimento ao cliente trabalha para oferecer uma ótima experiência aos seus clientes, para que eles queiram voltar. Uma área fundamental na comunicação externa de qualquer empresa.
Nos colocamos em uma situação: um cliente, antes de comprar um USB personalizado , tem dúvidas sobre o produto. Portanto, a equipe comercial de uma empresa como a Garrampa tem que resolver essas questões em pouco tempo e assim finalizar a venda.
E o mesmo acontece quando um cliente chega a uma organização com uma reclamação. A primeira coisa a fazer é dar-lhes uma atenção personalizada com base na escuta. Da mesma forma, é necessário responder com a oferta de aprofundar as causas que levaram a tal descontentamento.
Você vê para onde estamos indo? Cuidar da importância do atendimento ao cliente em uma empresa é essencial. Porque será a sua marca perante o público.
Um tratamento amigável, diligente e correto é essencial para proporcionar a melhor experiência ao usuário e, portanto, a melhor imagem de sua marca.
Antes de mais nada, para entender a relevância do atendimento ao cliente em um ambiente empresarial, é muito importante que você entenda o seguinte:
Se um cliente tiver que decidir entre 2 lojas e em uma souber que vai receber um tratamento desagradável, irá para a concorrência! Tão claro. Portanto, é essencial para a sua organização.
Quando não for possível fazermos o que o cliente está nos pedindo, devemos agir de forma empática e respeitosa com ele; explicando porque não é possível agir da forma que a pessoa está solicitando e oferecendo outras soluções.
Um conselho? Nunca tenha pressa para terminar a conversa.
E é que um atendimento ao cliente trabalhado em uma empresa é fundamental para melhorar sua reputação. O público verá você como uma organização amigável em quem pode confiar. E isso, por sua vez, promoverá sua lealdade e seu número de clientes.
Melhor atendimento = Mais confiança = Maior número de vendas
A matemática não mente. Então, se você se pergunta por que o atendimento ao cliente é importante, a resposta é bem clara... Porque será vantajoso para sua empresa! O número de suas vendas aumentará e isso se traduzirá em benefícios econômicos.
Se o público se sentir confortável com você, com seu produto ou serviço e, claro, com o tratamento que lhe dá, ele vai querer repetir! E eles vão até recomendá-lo ao seu povo.
Porque cliente satisfeito é cliente que sempre vai falar bem da sua empresa. Portanto, um atendimento cuidadoso é garantia de retenção e fidelização de clientes. Simples assim.
Então, como você obtém um atendimento ao cliente eficaz? Aqui estão algumas dicas para melhorar esta área da comunicação externa da sua organização.
Ouvir o cliente e deixá-lo saber que você o está ouvindo é a chave para um bom atendimento ao cliente. Por isso, é fundamental trabalhar nos diferentes canais de comunicação: das redes sociais ao telefone; passando por responder às mensagens deixadas nos formulários da web.
É necessário identificar o problema do cliente e dar-lhe uma solução. Portanto, você deve pedir gentilmente ao cliente um tempo para resolvê-lo e sempre prometer retornar sua ligação ou mensagem.
De fato, é preciso ter diferentes canais de comunicação, mas sempre de forma empática. Ou seja, que você e sua equipe saibam se colocar no lugar do cliente. Tudo isso é essencial para entender e, assim, tomar as decisões mais otimizadas para melhorar a experiência do cliente com sua marca.
Em outras palavras: tenha um pensamento Customer Centric, onde o cliente sempre vem em primeiro lugar na sua organização.
Presentes personalizados para clientes são uma ótima maneira de fidelizar o cliente e fidelizá-lo à sua marca. E é que talvez "pelo inconveniente", você possa oferecer a um cliente insatisfeito um desses brindes personalizados de negócios : canetas, garrafas, sacolas, agendas... todos esses itens de merchandising são sempre bem-vindos.
Aliás, se falamos de melhorar a experiência do cliente, promovendo assim uma comunicação mais eficaz… não se pode esquecer da comunicação interna ! Ou seja, aquele com portas dentro. Ou seja: não se esqueça de seus trabalhadores .
Nesse sentido, os pacotes de boas-vindas da empresa são a melhor forma de desacoplar novos funcionários.
Finalmente, esta seção não pode passar despercebida por nenhuma organização. Não só o departamento de atendimento ao cliente tem a obrigação de oferecer um atendimento de excelência, é uma função de toda a equipe!
Por isso, o treinamento interno dessas características é interessante no dia a dia do atendimento ao cliente. Independente do cargo ou função dentro da empresa.
Conforme explicado, oferecer brindes personalizados para empresas é uma ótima forma de compensar os clientes por possíveis transtornos ou erros ; Além disso, servem também para atrair novos clientes bem como para agradecer a fidelidade dos mais antigos.
De referir que não é necessário fazer um grande investimento nestes artigos promocionais , mas é aconselhável apostar na qualidade. Chaveiros, isqueiros, canecas e, claro, camisetas personalizadas . Estes últimos são um clássico que nunca deixa ninguém indiferente.
Você já entendeu a importância do atendimento ao cliente em uma empresa? É hora de você implementá-lo em sua própria organização, como fazemos em Garrampa. Nossa equipe de vendas está sempre pronta para te ajudar!