O que é benchmarking?


Benchmarking é um processo de medição do desempenho dos produtos, serviços ou processos de uma empresa em comparação com os de outra empresa considerada a melhor do setor,também conhecida como “”best in class””. O objetivo do benchmarking é identificar oportunidades internas de melhoria. Ao estudar as empresas de alto desempenho, detalhando o que torna possível esse desempenho superior e, em seguida, comparando esses processos com o funcionamento do seu negócio, você pode fazer alterações que produzem melhorias significativas.

Isso pode significar ajustar os recursos de um produto para corresponder melhor à oferta de um concorrente, alterar o escopo dos serviços que você oferece ou instalar um novo sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para permitir uma comunicação mais personalizada com os clientes.

Existemdois tipos básicos de oportunidades de melhoria:contínuaedrástica. A melhoria contínua é incremental e envolve apenas pequenos ajustes para alcançar um progresso considerável. A melhoria drástica só pode ocorrer através da reengenharia de todo o processo de trabalho interno.

Em suma, o benchmarking é uma evolução comparativaBenchmarking

Benefícios do benchmarking

Análise da concorrência

Ao identificar as áreas que você deseja melhorar em seu negócio e comparar seu desempenho atual com o dos concorrentes, sua empresa pode se esforçar para melhorar dez vezes sua execução. Usar o benchmarking dessa maneira permitiu que as empresas ganhassem vantagens estratégicas sobre seus concorrentes e aumentassem a média do setor.

 

Monitorar o desempenho

O benchmarking envolve olhar para as tendências atuais em dados e projetar tendências futuras com base no que você deseja alcançar. Para saber se você foi bem-sucedido, o benchmarking deve ser um processo contínuo. O monitoramento de desempenho é uma característica inerente a ele.

 

Melhora contínua

Além de monitorar o desempenho, a melhoria contínua é um atributo essencial do benchmarking. Isso ocorre porque o objetivo do benchmarking é melhorar um determinado elemento do negócio. Essa melhoria não deve ser simplesmente algo que melhora uma vez e é esquecido, mas algo que melhora com o tempo e é contínuo.

 

Planejamento e definição de metas

Uma vez feito o benchmarking, são definidos objetivos e parâmetros de desempenho para melhorar os resultados. Esses objetivos são metas novas e mais competitivas para a empresa, mas devem ser alcançáveis. Se as metas não forem realistas, as equipes ficam desmotivadas e as metas estão fadadas ao fracasso.

 

Incentivar a propriedade

Quando as empresas analisam seus processos e métricas, elas devem fazer perguntas difíceis para obter todas as respostas de que precisam. Isso inclui conversar com todos na empresa e entender suas funções. Ao fazer essas perguntas e entender melhor o papel de cada um, a propriedade dos processos e do desempenho é promovida. Isso significa que os funcionários terão orgulho de seu trabalho e do trabalho que realizam. Esse orgulho leva a um melhor desempenho e a resultados finais de maior qualidade.

 

Entenda as vantagens da sua empresa

O benchmarking identifica onde sua empresa está agora em comparação com onde ela deseja estar. Se você deseja melhorar algum processo em seu negócio, o benchmarking é uma forma de ver como você pode se destacar e ter mais sucesso, delineando as etapas necessárias para atingir seu objetivo.

Benchmarking

Exemplos de benchmarking

Benchmarking de processo: esse tipo de benchmarking ajuda você a entender melhor como seus processos se comparam a outras empresas em seu setor. Ao observar outras empresas do setor, você pode melhorar seus processos para torná-los mais eficientes e lucrativos.

 

Benchmarking estratégico: obenchmarking estratégico, semelhante ao benchmarking de processo, trata de melhorar partes do seu negócio observando outras empresas do setor. Benchmarking estratégico é sobre estratégia e como criar uma estratégia que lhe permita ser mais competitivo em sua área.

 

Benchmarking de desempenho: obenchmarking de desempenho é o processo mais difícil de melhorar, pois envolve aprender as métricas e procedimentos de desempenho de seu concorrente, bem como fazer alterações em seus processos de negócios em níveis inferiores. A introdução de novos processos é uma ação difícil em qualquer empresa, pois requer adesão de muitos níveis diferentes da empresa. O benchmarking de desempenho pode revelar descobertas que podem não ser possíveis de aplicar na empresa sem a criação de um plano de mudança de longo prazo. Essas também podem ser as mudanças mais eficazes e bem-sucedidas para uma empresa.Benchmarking