Como sortear um brinde num evento: conselhos passo a passo


Muitas são as empresas e marcas que se lançam à procura de novos contactos e que por isso aproveitam a sua participação em eventos. Mas, muitas vezes, estas campanhas promocionais resultam ser pouco frutíferas, e isso é devido principalmente à falta de previsão e à inexistência de uma estratégia planificada que indique cada etapa a seguir à medida que o evento se vai desenvolvendo.

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Com o intuito de que isto não aconteça, a nossa marca deve fixar o seu objetivo em redor de uma atividade dedicada ao evento em questão. É o caso, por exemplo, da realização de um sorteio de que poderemos fazer partícipes a quem assista ao evento, e que será retransmitido em direto através das redes sociais da marca.

 

Para isso, elaborámos este plano de execução simples, com o fito de tomar o controlo em cada momento de todo o processo de preparação, implementação e resolução do sorteio. Vamos lá!!

 

Apresentação do sorteio, brindes e características do mesmo

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Antes que o evento tenha lugar, uns dias antes, iremos anunciando nas redes sociais da nossa empresa ou marca todos os dados sobre o sorteio: o que será sorteado, quem poderá participar, data, condições para o fazer, etc.

Para tanto, prepararemos um brinde que será entregue aos assistentes e que levará anexos uns pequenos flyers a título de instruções que dêem a conhecer a nossa marca e bem assim o funcionamento do presente. Neste caso, damos como exemplo de brinde uns óculos de realidade virtual. Deverá ser um brinde que destaque, que seja novo e que esteja relacionado com a época atual.

 

Flyer sorteio óculos de realidade virtual

 

No flyer podemos incluir o nosso endereço web, assim como o link para vídeos demonstrativos do produto. Para isso é recomendável fazer uso de um gerador de códigos QR para que seja muito mais cómodo e visual.

 

Junto deste brinde irá incluído um cupão de participação no sorteio objetivo deste tutorial. Quer dizer, junto dos óculos e das suas instruções, o público poderá encontrar um cupão no qual apareça o súper-brinde a sortear e que faremos com que seja o protagonista indiscutível do evento. Por exemplo, se o evento se realizar na época pré-natal, que melhor que um cesto de Natal muito completo com todo o tipo de produtos gourmet. Outra opção é oferecer artigos de merchandising personalizado para empresas.

Uma vez tenhamos prontos os brindes e todo o material, faremos o anúncio do sorteio e a nossa participação nas redes sociais. Para isso podemos fazer uso de plataformas em direto como Facebook Live e Periscope, que, para além de fazer a retransmissão em direto, permite-nos também deixar o vídeo publicado para que o possam ver quem não pôde vê-lo em direto.

 

Quantos mais seguidores se aperceberem da celebração do sorteio, muito melhor. Também podemos publicar imagens dos brindes que irão receber os assistentes ou, se queremos que seja surpresa, dar algum detalhe sem desvelar de todo o brinde a fim de criar expectatativas.

Promover o nosso sorteio e marca durante o evento

 

Já chegou o dia do evento. Normalmente, o organizador vai facilitar-nos um local onde colocar o nosso stand. Do que não nos devemos esquecer? Um cartaz ou roll-up que explique brevemente quem somos e o que é que oferecemos; um pequeno ecrã onde projetar alguns vídeos demonstrativos; um computador de apoio é sempre indispensável; os nossos telemóveis prontos para partilhar e seguir o evento e o sorteio em direto. Além disso, reservaremos um lugar visível do nosso stand para colocar o nosso cesto para sortear, assim como a urna de participação, para que todos os que se aproximem possam deixar o seu cupão de participação e conhecer-nos.

A interação com outros usuários e participantes é muito importante durante todo o evento, pois assim os encorajamos a participar ou procuramos resolver possíveis dúvidas. Tenha em conta que os empregados do evento estarão a distribuir os seus brindes durante todo o evento. Aproveite este facto para se dirigir ao público para os informar e perguntar-lhes se gostaram dos brindes.

 

Em todos os eventos há uma programação bem estruturada; tenha-a em linha de conta para saber a que horas é melhor fazer uma publicação em redes sociais, com o hashtag escolhido, e assim captar a atenção de quem ainda não se tenha dado conta da nossa presença.

 

Publicação em twitter do sorteio do cesto de Natal em ADEA

 

Ao longo do evento é essencial ir fazendo um balanço da participação no nosso sorteio. Se virmos que não estamos a receber tantos cupões/participantes como esperávamos, é conveniente distribui-los entre as mesas ou zonas públicas e de passagem que haja no local, sempre com o cuidado de não entorpecer a organização.

 

Chegou o momento: como sortear o nosso cesto de Natal

O evento está a acabar e aproxima-se o momento de sortear o nosso cesto de Natal.

 

Para que todos saibam, o melhor é ir-se informando em Twitter e Facebook a cada momento para que os mais atrasados possam participar até ao último momento. Isso irá atrair mais contactos para o nosso stand.

 

Uma boa política é publicar de novo um Periscope ou Facebook Live em direto, mostrando o prémio e recordando onde está o nosso stand para que nos possam visitar o antes possível.

 

Quando todos os assistentes tenham depositado os seus cupões de participação, anunciaremos a celebração do sorteio, tanto ao vivo como nas redes, e procederemos ao sorteio em direto através dos canais de Facebook Live e Twitter. Desta maneira ficará a prova em direto em coinforme se realizou o sorteio e todos poderão ser testemunhas. Anunciaremos o vencedor e publicaremos posteriormente o seu nome completo nos mesmos canais onde se tenha realizado a promoção: redes sociais e no evento.

 

Quando o vencedor receber o brinde poderemos publicar fotografias nos nossos perfis para que o resto de participantes possam conhecê-lo, ver que efetivamente o sorteio foi realizado e gerar respostas, debate e as oportunas felicitações. Não se esqueça de agradecer a todos os participantes e convidá-los a unir-se aos próximos sorteios ou concursos!!

 

Publicação no Facebook do vencedor do sorteio do cesto de Natal junto ao cesto recebido.

 

Realizar um sorteio em eventos é muito simples, como pode verificar, mas tem de ser muito bem organizado para saber que passo tomar a cada momento e, se somos uma equipa, saber qual é o objetivo que temos e agir em consequência. Todos juntos.