Roupa de algodão ou de poliéster? Depende para a que a for usar!


O mercado têxtil oferece uma grande variedade de peças de roupa fabricadas com diferentes matérias primas. Podemos encontrar peças de algodão 100%, assim como 100% poliéster, mas também uma mistura de ambos, e também tecidos de nylon, ou de algodão e elastano, entre outras possibilidades.

Um erro muito comum é pensar que os artigos 100% algodão são melhores do que o resto ou que aportam melhor qualidade. Habitualmente, essa convicção está relacionada com preço das peças que costuma ser mais elevado do que as do restante material. No entanto, a razão de que sejam mais caras não tem que ver com a qualidade, mas com o processo de cultivo e recolhida do algodão, que supõe maiores custos.

A melhor peça será aquela que se adaptar melhor às nossas necessidades. Cada material tem as suas vantagens e os seus inconvenientes, pelo que, antes de encomendar um artigo promocional com alguns destes tecidos, convém conhecer os prós e os contras para poder tomar uma decisão adequada.

O algodão, por outro lado, é de origem natural, pelo que podemos adquirir uma T-shirt de algodão orgânico. Produz uma sensação muito agradável ao tacto e é um tecido transpirável, pelo que resulta ideal para manter-se fresco no verão, mas há que ter em conta que quanto maior é a sua composição de algodão menos transpirável será.

 

Para muitas pessoas, a mistura de poliéster e algodão é a que possui maiores vantagens, uma vez que formam em conjunto peças duradouras e resistentes, que não se amarrotam tanto como outras, nem se deformam.

Em qualquer caso, a melhor maneira de acertar com uma T-shirt, polo ou sweatshirt, seria conhecer a finalidade para que se vai usar a peça. Para fardas de trabalho, a mistura de algodão e poliéster costuma dar bons resultados. Pelo contrário, se queremos uma peça interior ou para uma atividade que exigir muito movimento, um tecido 100% algodão resulta mais adequado, pois aporta maior transpirabilidade.”