Que calças de trabalho são mais adequadas para a minha profissão?


O vestuário laboral é um elemento indispensável para determinadas profissões, pois em muitas ocasiões estes labores estão regulados pela normativa espanhola e europeia. As peças de roupa relacionadas com a segurança laboral têm uma função que vai mais além da estética e funcionalidade: a proteção dos profissionais.

Cada emprego requer hábitos ou usos da roupa de trabalho

Podemos distinguir vários tipos de calças de trabalho segundo as necessidades técnicas de cada profissão. Além disso, há de ter em conta que existe a possibilidade de personalizar o vestuário profissional, e nunca é demais fazer destas roupas algo mais particular, com o logótipo da sua empresa ou com o seu nome.

A cor da roupa laboral determinará uma tarefa específica

Em determinados setores é obrigatório usar uma cor específica, como nos laboratórios ou no sector da saúde, onde a paleta de cores predominante é o branco, azul claro e verde. Os eletricistas usam o azul elétrico. Por outro lado, as equipas de segurança devem chamar a atenção e usam as cores e detalhes refletores para aumentar a visibilidade do operário. A cor também pode escolher-se segundo aquilo com aquilo que se tenha maior contacto. Os jardineiros usam cores verdes ou caquis, os pedreiros o cinzento e os mecânicos o azul escuro e até preto, por exemplo. Em algumas ocasiões a cor das calças de trabalho é determinada pela imagem corporativa de cada empresa.

Que calças se usam mais como farda de trabalho?

Calças de trabalho básico: os designs são de corte clássico, o tecido de lona, elástico e de grande conforto. Costumam ser os mais ligeiros e usam-se para múltiplos tipos de tarefas, manter a higiene e segurança e criar uma uniformidade do tipo de trabalho.

Calças de trabalho de algodão: recomendáveis para ofícios expostos ao risco de queimaduras. Este tipo de calças são fabricadas com fibra natural e são preferíveis aos tecidos sintéticos tal como o poliéster. Outra vantagem deste tipo de calças é que são muito mais transpiráveis e evitam que o trabalhador acumule calor.

Calças multibolsos para trabalho: este tipo de calças são ideais para ofícios em que se utilizam ferramentas de maneira continuada. Os mecânicos, pintores, jardineiros, agricultores e outros profissionais que trabalham com muitos utensílios podem ter à mão ferramentas de trabalho habituais graças aos bolsos. Também são adequados para levar os seus utensílios pessoais, como o telemóvel ou a carteira. Além da indústria e a construção, também é frequente o uso destas calças para excursões, caminhadas, pesca, etc.

Para trabalhar em condições de frio ao ar livre…

Calças de trabalho térmicas: desenhadas especificamente para trabalhos em ambientes a baixas temperaturas. Por exemplo, congeladores, naves de manipulação, obras, construção, eletricistas, trabalhos exteriores, motoristas, via pública, etc.

Calças de ganga de trabalho: usam-se em trabalhos relacionados com a criação de gado e a agricultura, pois são flexíveis, confortáveis e também incluem bolsos para levar os utensílios necessários.

E se a minha farda tiver de cumprir a normativa?

Calças de alta visibilidade: destinam-se a aquelas profissões onde se costumam ter condições de risco e onde se deve poder localizar com facilidade os empregados. Devem cumprir com a normativa legal obrigatória. São necessários para desempenhar determinadas actividades como a da sinalização, segurança, obras e limpeza da via pública, aviação, avarias, etc.

Calças de trabalho multinormativa: adequadas para empregos em indústrias químicas, eletricistas que trabalham com alta tensão, soldadores, etc. Estas calças são especiais porque têm que cumprir com a normativa de segurança laboral da roupa de trabalho, especificada.

É importante escolher bem o seu vestuário laboral segundo o seu ofício para conseguir a maior segurança e conforto possíveis. Existem calças de trabalho adequados a cada profissão, por exemplo para garçons, cozinheiros, pedreiros, enfermeiros ou cabeleireiros. Todos eles poderão encontrá-los no nosso catálogo online.