O Valor Adicionado: Como Fazer a Diferença no Mundo dos Negócios


É um conceito subjetivo baseado em combinações de características adicionais e/ou valor de um produto ou serviço que não são necessárias, mas que ajudam o cliente a escolher um produto ou serviço.

Portanto, o valor adicionado deve ser reconhecido pelos clientes e tornar o produto ou serviço mais atraente do que o oferecido pela concorrência.

 

O Valor Adicionado: Como Fazer a Diferença no Mundo dos Negócios

Quais são os elementos que fornecem valor agregado?

 

Dependendo das características do negócio ou do segmento de mercado a que se dirige, diferentes tipos de valor agregado podem ser oferecidos ao cliente, como suporte de vendas, em alguns casos distinguíveis, por exemplo, em postos de gasolina.

Contudo, é importante salientar que em outros tipos de estabelecimentos, os clientes podem preferir comprar por conta própria. Outro valor agregado é a conveniência, que pode ser gerada de várias maneiras: coleta e entrega em casa; disponibilidade de armários para deixar compras ou itens pessoais, etc.

 

Quais são os elementos que fornecem valor agregado?

 

Como você pode divulgar seu valor agregado?

 

Existem três maneiras:

  • Fornecer um serviço que ninguém mais fornece (e, assim, manipular a oferta e a demanda).
  • Adicionar funcionalidade adicional à função do serviço, como melhorar a qualidade do atendimento ao cliente ou a velocidade do trabalho.
  • Exceder as expectativas do cliente (ou potencial)

 

Qualquer uma dessas três maneiras pode fazer com que um cliente escolha um produto ou serviço com um preço mais alto do que o da concorrência.

Lembre-se de que o preço é apenas mais um fator no processo de tomada de decisões para adquirir qualquer produto ou serviço.

Se os benefícios percebidos pelo cliente (seu valor agregado) superarem as ofertas dos competidores, você terá clientes satisfeitos com seus serviços e eles se tornarão seus melhores clientes.

 

Como você pode divulgar seu valor agregado?

 

 

Como melhorar seus serviços para oferecer um valor agregado maior?

 

Seja para oferecer um serviço que ninguém mais oferece ou se você deseja complementar seu serviço, a tecnologia pode ajudá-lo a fornecer um valor agregado maior.

Existem cinco características que os clientes apreciarão particularmente ao ver valor no atendimento ao cliente, e você pode facilmente adicioná-las ao seu serviço:

Interconexão, facilidade, deslocalização, imediatismo e personalização.

Elementos de valor

 

Em última análise, o valor agregado é a razão pela qual os consumidores escolhem nosso produto ou serviço porque atende às suas necessidades ou desejos. Com base nisso, os elementos de valor do produto ou serviço serão:

  • Sua capacidade de atender às necessidades ou desejos de um comprador potencial.
  • Como seu preço se compara a outros produtos da concorrência.
  • Sua qualidade, é proporcional ao seu preço e durabilidade?
  • Existência de produtos semelhantes ou alternativos (em maior ou menor grau) que possam competir com os nossos.
  • A contribuição que o produto ou serviço faz para a imagem da nossa empresa e dos nossos outros produtos ou serviços.

É importante lembrar que não basta apenas obter um bom preço pelo nosso produto ou serviço, também é importante vender em quantidades suficientes para obter lucros e fabricar e distribuir o produto ou serviço da maneira mais eficiente possível; tudo isso é responsabilidade da empresa.

 

Elementos de valor