Agora, mais do que nunca, as marcas estão explorando novas oportunidades para ganhar participação no mercado e interagir com potenciais consumidores. Especialistas em marketing estão buscando alternativas e muitos consideram trabalhar em conjunto com outra marca para criar uma campanha inovadora e influente.
Neste post, vamos discutir o conceito de cobranding e analisar os fatores que os especialistas em marketing devem considerar se quiserem gerar uma boa resposta do público para cada parte envolvida.
Definição de cobranding
O cobranding é a estratégia que consiste em aproveitar a sinergia de combinar duas marcas conhecidas em um terceiro produto de marca única (Rao e Ruekert, 1994).
Dito de outra forma, uma estratégia de cobranding introduzirá um novo produto ou serviço no mercado. As características deste produto ou serviço se basearão nos atributos e competências centrais das duas marcas que cooperam.
O cobranding pode ser uma estratégia muito eficaz que reforça o trabalho conjunto de ambas as marcas em vez de atuarem de forma independente. Ajuda a ampliar o alcance, a notoriedade e o potencial de vendas ao captar potenciais consumidores de cada marca.
Cobranding vs. Co-Marketing: Qual é a diferença?
Ao contrário do cobranding, onde as empresas co-criam um produto novo e único, o co-marketing refere-se a quando duas marcas separadas promovem múltiplos produtos através de uma campanha combinada.
Aqui, o foco da estratégia está nas comunicações. As empresas esforçam-se para alinhar suas mensagens para chamar a atenção do público-alvo.
O co-marketing é eficaz quando as organizações se comprometem mutuamente e realizam promoções cruzadas de produtos ou serviços existentes.
Quais são as vantagens do cobranding e da aliança entre marcas?
Em geral, o cobranding afetará o resultado final, já que diferentes marcas concordam em desenvolver e promover conjuntamente um produto ou serviço novo e atraente.
Quando são seguidas boas diretrizes e a execução é impecável, ambas as marcas se beneficiam.
Cada empresa está lançando uma versão do produto adaptada aos seus clientes leais, mas orientada a atrair outros potenciais. Um exemplo disso é a Fiat e a Gucci.
Quando executada de maneira estratégica e efetiva, as empresas maximizam sua visibilidade e melhoram o reconhecimento da marca.
As empresas ganham respeito e credibilidade quando se alinham com um parceiro de boa reputação.
O cobranding permite que cada parceiro gere receita, atraia novos clientes, compartilhe o risco e, basicamente, divida seu orçamento de publicidade.
Exemplos de cobranding
Você não precisa procurar muito para ver excelentes exemplos de parcerias de marca compartilhada.
Dell e Intel estabeleceram uma colaboração frutífera, combinando computadores pessoais e processadores de forma eficaz e bem-sucedida.
Longe do mundo da tecnologia, Michael Jordan combinou sua marca pessoal com a imagem global de roupas esportivas da Nike para criar o Air Jordan. Essa oportunidade de marca compartilhada, lançada em 1984, ainda é muito comercial hoje em dia.
Conclusão
À medida que os mercados evoluem, os consumidores podem comprar produtos e serviços acessíveis através de um número crescente de canais e pontos de venda.
Como vimos nos exemplos, o sucesso do cobranding é alcançado quando duas marcas compatíveis lançam um produto valioso que ressoa entre os consumidores e gera entusiasmo.
Com o surgimento da inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual, as marcas continuarão a encontrar formas de combinar campanhas e criar conjuntamente produtos e serviços que continuem a surpreender os consumidores.
O cobranding é um princípio de marketing antigo, mas sua capacidade e seus limites acabam de começar.