Downsizing: O Caminho para a Eficiência Empresarial


O Downsizing ocorre quando um fabricante reduz custos eliminando uma quantidade marginal de volume de cada unidade vendida de um determinado produto. Isso pode ser feito removendo um número fixo de itens (retirando 2 cápsulas de café de um pacote de 20), ou reduzindo o volume total (retirando 20 ml de shampoo). O Downsizing geralmente também vem com a redução do tamanho da embalagem, geralmente economizando custos de fabricação adicionais.

Quando se trata de gerar mais lucros, o Downsizing é uma ótima alternativa para tomar um aumento de preço. O Downsizing reduz o custo dos bens, reduzindo as matérias-primas, a embalagem e a eficiência da produção, e costuma ser usado em anos em que um aumento visível no preço não pode ser tomado.

 

 

Quando vale a pena fazer o Downsizing?

 

Para determinar se vale a pena fazer o Downsizing, é necessário determinar quanto tempo leva para pagar os custos de mudança, incluindo:

Cotação / taxas de incômodo

Estoques liquidados

Depreciação da embalagem

Custo de criação de novas embalagens

Custos de ferramentas

 

O objetivo é ter um período de amortização de menos de 1 ano. O custo das economias de mudança / Downsizing por unidade = % de unidades necessárias para vender para atingir o ponto de equilíbrio.

Também deve considerar se o consumidor reconhecerá a mudança em seu produto, o timing e a gestão da mudança, se houver algum requisito de embalagem que não será cumprido, e deve visar acertar as janelas de planograma corretas.

 

Quando vale a pena fazer o Downsizing?

Por que não fazer Downsizing todo ano?

 

Assim como um aumento de preço, o sucesso do Downsizing depende de uma mudança que tenha um impacto mínimo nas vendas unitárias. Com muitos Downsizings, a mudança no tamanho do produto se torna mais perceptível para o consumidor.

Também pode haver um problema com a criação de muita mudança no nível da fábrica, onde fazer mudanças todos os anos pode interromper significativamente o ciclo de produção.