Branded content: Melhore Sua Marca e Posicionamento SEO


O marketing de marca é uma técnica que evita vender uma marca para o público. Em vez disso, foca em ajudá-los a estabelecer uma conexão com ela. É designado para criar consciência, já que os consumidores associam valores compartilhados a uma marca específica.

Adota uma abordagem oposta à do marketing tradicional, pois ajuda a criar uma conversa em torno de uma marca. É muito mais focado no consumidor e é uma parte importante de como os consumidores criam confiança nas empresas.

É importante notar que o marketing de marca e de conteúdo são diferentes. O marketing de conteúdo é um conceito muito mais amplo. Inclui todos os tipos de conteúdo criados pela marca. O marketing de marca, por outro lado, foca em um tipo específico de conteúdo sob o guarda-chuva da estratégia geral.

Foi criado em resposta ao que se tornou um mercado cada vez mais saturado. A lista de marcas que participam do marketing é interminável, portanto, muitas marcas recorrem a outras formas de comercializar seus negócios.

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Características do Branded content

  • Foca nos valores da marca, não em seus produtos ou serviços: Embora possa adotar o formato de um spot de vídeo clássico, baseia-se mais nas qualidades intangíveis da marca do que nos produtos específicos que oferece.
  • Busca gerar conversa e notoriedade em torno da marca: Mais do que buscar uma venda direta ou conversão, esse tipo de conteúdo visa impactar a audiência e provocar uma conversa sobre a marca. Portanto, as métricas chave para medir o sucesso do conteúdo de marca costumam focar na notoriedade e no número de menções.
  • Gera valor agregado para o usuário: Normalmente pensamos na publicidade como um preço a pagar para consumir o conteúdo que realmente nos interessa, mas o conteúdo de marca busca reverter essa ideia e criar conteúdo que os usuários realmente queiram consumir. Geralmente, este valor agregado vem na forma de entretenimento.
  • Apela para as emoções: O uso de emoções com fins de persuasão remonta aos tempos de Aristóteles, mas ainda é uma técnica eficaz hoje. O conteúdo de marca não procura usar argumentos racionais sobre por que uma marca é melhor do que a concorrência, mas conectar-se com a audiência em um nível mais íntimo.
  • Utiliza a narrativa: Em essência, este tipo de conteúdo busca contar uma história sobre a marca para o espectador, com protagonistas, além de um começo, um meio e um fim.
  • Pode ser apresentado através de múltiplos formatos e canais: O conteúdo de marca é um conceito muito flexível, portanto pode ser adaptado a muitos formatos diferentes, como vídeo, podcasts, formatos interativos, videogames, eventos, ou até mesmo combinar vários deles para contar a história da marca. Da mesma forma, existem muitas formas diferentes de disseminar este conteúdo, desde aplicativos até redes sociais ou o site da marca.

O conteúdo pode ser cocriado: É muito comum que as marcas colaborem com cineastas ou outros profissionais de renome para criar seus conteúdos mais destacados. Mas as colaborações não param por aí. O conteúdo gerado pelos usuários também é um recurso muito popular, que permite aos próprios usuários contar suas histórias sobre a marca e, portanto, se envolverem enquanto fornecem conteúdo.

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Vantagens do branded content

  • Não é invasivo: A publicidade digital convencional, que inclui banners que dificultam a navegação, gera mais desaprovação entre os usuários. Em contrapartida, o conteúdo de marca busca atrair de forma natural e fazer com que queiram participar.
  • Gera uma conexão emocional: O melhor conteúdo de marca é capaz de contar histórias que emocionam a audiência. Essa emoção é associada à marca, fazendo com que os usuários a lembrem por muito tempo.
  • Tem o potencial de se tornar viral: O conteúdo de marca é apresentado em formatos compartilháveis que costumam gerar um efeito “bola de neve” que pode ir longe.
  • Melhora o posicionamento da marca: Em vez de simplesmente repetir um slogan, esse tipo de conteúdo conta uma história que representa os valores que queremos associar à marca. Associações positivas e características ligadas a uma marca são registradas na mente da audiência.
  • Gera comprometimento e lealdade: O conteúdo de marca busca provocar uma resposta dos usuários. Assim, a audiência se compromete com a marca em um nível muito mais profundo e acaba se integrando como parte de sua identidade de cliente.

Pode ajudar a promover o tráfego e os leads: Embora esteja mais associado à notoriedade e métricas, uma boa campanha de conteúdo de marca também pode trazer bastante tráfego para um site e começar a introduzir usuários no funil de conversão.

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Conclusão

O branded content requer que você brinque com as emoções dos clientes e que não tente vender seu produto ou serviço.

Certifique-se de revisar sua estratégia para garantir que não cruze a linha do branding tradicional. Tudo bem se você quiser seguir esse caminho também, mas não confunda os dois.

O objetivo do branded content é criar mais consciência de marca entre os usuários. Enquanto você permanecer fiel a isso e à sua marca como um todo, estará pronto para começar sua jornada.

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