Blended Learning: Desvendando o Futuro da Educação no Século 21


O blended learning combina o melhor de dois ambientes educacionais: a educação presencial tradicional e a aprendizagem eletrônica de alta tecnologia. Ao abranger todas as bases, pode envolver todos os tipos de alunos, aqueles que aprendem melhor em um ambiente estruturado que inclui interação face a face com um instrutor, e os tipos independentes que aprendem melhor com o treinamento semi-autônomo baseado em computadores.

A sala de aula oferece uma oportunidade para desempenhar papéis com feedback imediato cara a cara.

O aprendizado online oferece um aprendizado personalizado e no seu próprio ritmo com componentes de eLearning que se prestam a meios interativos como jogos, vídeos, tutoriais, questionários e componentes de redes sociais, todos acessíveis a partir da página inicial do aluno no Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) – e acessível a partir do celular ou tablet do aluno.

Benefícios do blended learning

 

Na última década, professores de instituições de ensino superior e inferior adotaram organicamente o blended learning como uma ferramenta de aprendizado significativa dentro e fora da sala de aula. Felizmente, o blended learning está se atualizando. O sucesso do aprendizado misto se deve a cinco benefícios principais:

  • Contabilidade para todos

O blended learning leva em conta todos os tipos de alunos, sejam eles que preferem a sala de aula tradicional familiar, que preferem aprender online ou experimentar uma mistura de ambos. Sem as limitações de uma sala de aula ou de um curso online, o blended learning utiliza uma variedade de metodologias para que o conteúdo possa ser personalizado para o aluno e otimizado para o tópico. Nem tudo o que é aprendido pessoalmente se traduz facilmente em conteúdo digital, mas é possível redesenhar o conteúdo existente para a entrega online de forma que complemente o que foi aprendido.

  • Tendências de aprendizado e feedback

O blended learning utiliza tecnologias online e offline em conjunto, permitindo que os instrutores adotem rapidamente as últimas tendências e modalidades de aprendizado no currículo. Os instrutores também podem usar recursos de relatórios integrados na maioria dos programas de software de LMS para obter informações mais profundas e baseadas em dados sobre o progresso e o sucesso dos alunos.

Para os alunos, o aprendizado misto também oferece a oportunidade única de discutir, modelar e praticar suas novas habilidades em um espaço seguro, para que não estejam apenas vendo ou ouvindo, mas também fazendo. Ao aplicar o novo conhecimento logo após terem saído da sala de aula física ou virtual, os alunos retêm o que aprenderam.

  • Custos mais baixos

O aprendizado presencial pode parecer uma opção mais barata em comparação com o desenvolvimento de eLearning, mas considere o verdadeiro custo das sessões presenciais: o tempo fora do trabalho, os instrutores pagos e os funcionários que voam a distância podem consumir uma quantidade significativa do orçamento de L&D. Uma abordagem de eLearning combinado reduz os custos de viagem e pode ser usada repetidamente, reduzindo também o tempo do instrutor.

  • Diversão e engajamento

O blended learning é uma experiência interativa em todos os sentidos da palavra. Os alunos reforçam as lições offline praticando online através de uma variedade de diferentes meios de conteúdo, cada um direcionado para se adaptar a um determinado estilo de aprendizado. Os alunos podem escolher com qual tipo de conteúdo querem interagir, praticar o que aprendem e se comunicar com instrutores e outros alunos a qualquer momento e em qualquer dispositivo. A experiência da comunidade mantém os alunos engajados e informa aos professores sobre seu progresso e as áreas que precisam de mais atenção.

  • Alcance e personalização

As organizações globais enfrentam os desafios de tornar o aprendizado universal, independentemente da localização do escritório. A interpretação de idiomas e as viagens também podem ser motivo de preocupação, e ambos podem ser facilmente abordados através do aprendizado eletrônico combinado que oferece treinamento a todos os funcionários, estejam eles trabalhando em outro país ou em casa.

Alcance diverso também significa indivíduos diversos. Se todos os alunos têm diferentes níveis de compreensão e experiência, por que obrigá-los a participar do mesmo programa de treinamento? Blended eLearning cria uma abordagem de estilo buffet para o treinamento, permitindo que os alunos liderem e escolham como e quando interagem com o material. Ser capaz de experimentar um tópico familiar ou ouvir o mesmo podcast algumas vezes significa que cada aluno recebe o aprendizado que precisa e deseja.

 

Blended Learning: Desvendando o Futuro da Educação no Século 21

Modelos de aprendizado misto

 

Quando você está ensinando a um grupo diversificado, é quase impossível adaptar a experiência de aprendizado a cada aluno. Um modelo de aprendizado misto pode ajudá-lo a personalizar seu tópico para levar em consideração considerações de tempo, técnicas de aprendizado e até preferências pessoais, mas implementar um modelo de aprendizado misto requer grandes mudanças em seu pensamento sobre o treinamento.

Alguns desses métodos de blended learning são:

  • Face a face: Sessões tradicionais de aprendizado conduzidas por instrutores complementadas com tecnologia para permitir que os alunos controlem seu próprio ritmo de aprendizado. Os benefícios são o role-playing, a tutoria, a prática prática e o feedback.
  • Rotação: Os alunos passam de uma atividade de aprendizado para outra atividade de aprendizado, seja em uma sessão de aprendizado estruturada conduzida por um professor, ou online de uma maneira autodirigida. Exemplos incluem estações de aprendizado, laboratórios e a sala de aula invertida onde os alunos praticam a lição antes de assistir ao treinamento face a face.
  • Flex: A aprendizagem flexível é um termo que pode ser usado indistintamente com a aprendizagem personalizada. Ao acessar os meios de integração da aprendizagem em um Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS), os alunos controlam seu caminho de aprendizagem, escolhendo o que devem aprender. O instrutor geralmente está presente em uma capacidade de mentoria, para responder perguntas.
  • Gamificação: Uma das formas mais eficazes de motivar os alunos é deixá-los jogar. Ao utilizar elementos de jogo como pontos ou níveis, os alunos sentem um pouco de competição e ficam mais motivados para experimentar o material no seu próprio tempo.

 

Modelos de aprendizado misto

 

  • Laboratório em linha: Este modelo de aprendizagem mista é totalmente digital, com pouca ou nenhuma interação com o formador, e tem lugar antes, durante ou depois da formação. Os formandos podem aceder aos conteúdos através de telemóveis (mLearning), computadores portáteis ou tablets. Esta modalidade incentiva e consolida a aprendizagem.
  • Autoavaliação: A aprendizagem auto-misturada é um conteúdo suplementar sob a forma de webinars, white papers, blogues do sector ou tutoriais em vídeo que ajudam os formandos auto-motivados a aprofundar um tópico. Um LMS robusto pode combinar diversas fontes de conteúdo num único sistema para fomentar a curiosidade e o crescimento.
  • Condutor Online: Este modelo de aprendizagem combinada é totalmente auto-dirigido e tem lugar num ambiente digital. Os alunos podem interagir com um instrutor através de chat, correio eletrónico ou mensagem. Proporciona um horário flexível e uma aprendizagem personalizada, mas não tem a interação presencial de outros tipos de aprendizagem mista. Um LMS é a melhor forma de encorajar os utilizadores a dirigirem a sua própria aprendizagem, ao mesmo tempo que monitorizam o seu processo à medida que apreciam os meios de comunicação e, por fim, participam no debate na sala de aula. Pode escolher entre os sistemas de gestão da aprendizagem existentes ou optar por ter um LMS desenvolvido especificamente para os seus objectivos.