O dumping no universo financeiro ocorre quando uma empresa ou um país exporta seus produtos por um preço inferior ao preço doméstico. Os exportadores praticam dumping para competir com os produtores e vendedores no país importador.
Como funciona o dumping?
O dumping opera eliminando a concorrência estrangeira através da redução artificial dos preços de um produto naquele país. Frequentemente é visto como uma tática desleal que inunda um mercado com produtos tão baratos que os concorrentes não conseguem acompanhar.
O país que está praticando o dumping pode auxiliar suas empresas com subsídios até que a concorrência seja destruída e os preços voltem aos níveis normais.
Tipos de Dumping
- Dumping Esporádico
As empresas fazem dumping de estoques não vendidos para evitar guerras de preços no mercado interno e preservar sua posição competitiva. Elas podem se desfazer desses excedentes destruindo-os ou exportando-os para um mercado estrangeiro onde os produtos não estão sendo vendidos.
- Dumping Predatório
Diferente do dumping esporádico, que é ocasional, o dumping predatório é permanente. Trata-se da venda de bens em um mercado estrangeiro a um preço inferior ao mercado doméstico. O dumping predatório é realizado para ganhar acesso ao mercado estrangeiro e eliminar a concorrência. Isso cria um monopólio no mercado.
- Dumping Persistente
Quando um país vende constantemente produtos a um preço mais baixo no mercado estrangeiro do que os preços locais, isso é chamado de dumping persistente. Isso ocorre quando há uma demanda constante pelo produto no mercado estrangeiro.
- Dumping Inverso
O dumping inverso ocorre quando a demanda pelo produto no mercado estrangeiro é menos elástica. Isso significa que as mudanças de preços não afetam a demanda. Portanto, a empresa pode cobrar um preço mais alto no mercado estrangeiro e um preço mais baixo no mercado doméstico.
Prós e Contras do Dumping
Vantagens:
- A participação de mercado aumenta para o país exportador.
- O governo do país exportador fornece subsídios às empresas que vendem produtos a preços mais baixos no exterior para compensar as perdas.
- Os preços para os consumidores no país importador são temporariamente mais baixos.
Desvantagens:
- Concessão de subsídios às empresas exportadoras a longo prazo é custoso.
- Os países importadores podem retaliar restringindo o produto, resultando em aumento dos custos de exportação ou na limitação das quantidades permitidas para importação.
- As práticas de dumping também podem levar à censura da Organização Mundial do Comércio (OMC) ou da União Europeia (UE). A censura poderia prejudicar as relações comerciais entre os países.