Descubra o Headhunting: O que é e como funciona?


O headhunting é uma técnica para identificar, avaliar e atribuir funcionários a posições executivas e gerenciais, que também pode ser usada para encontrar posições de trabalho em outros níveis no mercado de trabalho.

É realizado por um profissional de recursos humanos que tem um profundo conhecimento de negócios e tem os recursos para tomar uma decisão valiosa para seus clientes. Quando uma empresa de serviços contrata um agente de contratação, os dois trabalham juntos para determinar o perfil perfeito.

Isso inclui não apenas as habilidades que o candidato deve possuir, mas também a alinhamento com a visão e os valores da empresa. Durante esta fase, também podem ser criados alguns traços de personalidade desejáveis, dependendo da posição a ser preenchida.

Em seguida, o headhunter começa a procurar o candidato. Sua pesquisa inclui o uso de ferramentas tecnológicas, bancos de dados e redes, e a aplicação de sua experiência.

 

Descubra o Headhunting: O que é e como funciona?

 

Os headhunters são o ponto de contato entre o cliente potencial e a empresa, por isso garantem que a sua seleção esteja totalmente alinhada com as expectativas da empresa, ao mesmo tempo que garantem que o candidato se sinta motivado para fazê-lo antes da oferta.

Este método permite aos gestores de negócios concentrarem-se no seu trabalho deixando a escolha ao empregado competente, porque poupa tempo e, acima de tudo, é uma valiosa fonte de informação. Contratar uma empresa de recrutamento também significa uma garantia de que, se os resultados não forem totalmente satisfatórios ou permanentes, o recrutador passará pelo processo novamente.

Depois que o recrutador identificou um número de clientes potenciais, ele os avaliará através de testes e entrevistas projetados de acordo com o propósito da empresa e a posição que ocupará nela. Depois de avaliar suas competências, habilidades de comunicação, estilo de liderança e mais, ele decide quem será parte da escolha que oferecerá a seus clientes.

 

 

Para que serve o Headhunting na empresa?

 

Podem ser traduzidas como empresas de “caça-talentos” para o mundo empresarial. Nelas se procuram os perfis ideais para liderar empresas. Desta forma, os diretores das empresas que as contratam podem cumprir seus compromissos sabendo que deixam a seleção de pessoal em boas mãos.

Como funciona o headhunting?

 

De forma simplificada, o processo que as empresas de headhunting e consultores de headhunting implementam é o seguinte:

  1. Informações sobre a posição e o perfil da pessoa que pode trabalhar, ou seja, conhecimentos necessários, resultados esperados, problemas a serem abordados, habilidades requeridas, treinamento requerido, salário, experiência pessoal necessária, etc.
  2. Identificação de mercados-alvo e potenciais com candidatos interessantes, incluindo por vezes setores ou empresas originais, localizações-chave de origem, resultados mínimos alcançados no passado, etc. Não é raro que o relatório final de uma empresa de recrutamento forneça uma visão geral do mercado para possíveis candidatos.
  3. Seleção de fontes: Neste caso, o headhunter poderá utilizar redes profissionais como o LinkedIn, a sua rede num campo específico, ou seguir diferentes estratégias para chegar a posições, sendo provável que o candidato se encontre entre os especialistas do setor.
    Não é raro que um recrutador contacte os concorrentes dos seus clientes para determinar o perfil ideal para um dos seus empregados. Portanto, é importante enfatizar o valor crítico que o design e o conhecimento têm no processo.
  4. Incentivar os especialistas a serem contactados para a mudança de empresa. Não se deve esquecer que não se trata de alguém que fez parte do processo de seleção, mas de alguém que estávamos procurando. Ele pode estar disposto a ouvir ofertas, mas as coisas cotidianas, como explicar uma posição ou solicitar informações dos candidatos, parecem importantes para o seu desempenho.

 

 

Para que tipo de perfis convém contratar os serviços de um headhunter?

 

As empresas contratam headhunters para encontrar pessoas de alto escalão, como gerentes ou executivos com um histórico profissional impressionante e que gerenciam uma faixa de salário elevada.

Devido aos salários e responsabilidades que essas posições terão, os headhunters tendem a se concentrar em encontrar pessoas com um histórico comprovado, amplo treinamento e habilidades na indústria e em outras áreas, como habilidades interpessoais. No entanto, os headhunters também são contratados para encontrar perfis muito específicos e difíceis de conseguir no mercado, como geeks, biólogos, grandes comerciais e outros.

Ou seja, contar com um consultor de seleção de pessoal em um processo de seleção profissional faz sentido quando o perfil é importante para a organização, entrega um alto valor e existem sérias dificuldades para realizar o trabalho, e se acessa a este perfil através dos métodos de seleção tradicionais. Não se esqueça que o salário pode ser aumentado ligeiramente porque o candidato não está procurando trabalho ativamente.

 

Para que tipo de perfis convém contratar os serviços de um headhunter?

O processo de Headhunting

 

  • Analisar os perfis de trabalho que devem incluir nossos clientes.
  • Consultar durante todo o processo.
  • Pesquisar previamente as possíveis fontes de emprego: big data, bancos de dados privados, empresas concorrentes, perfis socioprofissionais, universidades, etc.
  • Contato inicial com os candidatos: Inicialmente, quando encontramos o candidato ideal, explicamos as características do cargo que estamos disponibilizando.
  • Entrevista pessoal: O Agente de Recrutamento da Melt Group se encontra com o especialista com o objetivo de obter a maior informação possível sobre a sua situação de trabalho, o seu programa de estudos e a sua carreira.
  • Relatório: Redigir um relatório completo para o cliente. Após o processo de headhunting, nossos clientes devem conhecer as peculiaridades e características dos possíveis candidatos.
  • Entrevista na empresa: Apresentar os possíveis candidatos ao cliente para que tome a decisão.
  • Negociação: Assessorar os clientes em toda a fase de negociação com os candidatos, com o objetivo indiscutível de simplificar o processo, melhorar o conhecimento mútuo e conseguir o sucesso nas negociações.