O ponto de equilíbrio de uma empresa é o número de vendas em que se atinge o limiar de lucratividade, a partir do qual o demonstrativo de resultados gera dinheiro suficiente para pagar todos os custos gerados, exceto a depreciação. Teoricamente, estas são as vendas necessárias para que o empreendedor não precise pensar em dinheiro pessoal para manter a empresa viva.
O ponto de equilíbrio não é um número fixo. Sendo uma variável raramente analisada, é natural que cresça, o que é desfavorável dentro da empresa. Os bloqueios aumentam quando os margens de lucro caem, quando os custos fixos aumentam, ou ambos.
Como calcular o ponto de equilíbrio?
A implementação do cálculo do ponto de equilíbrio é consistente com o modelo de custos diretos na contabilidade analítica. Faz parte deste modelo que este método pode classificar custos fixos e variáveis. Ao decidir iniciar um projeto ou se já tem um negócio consolidado há algum tempo, precisa conhecer os obstáculos, ou como é conhecido, o ponto de equilíbrio para a empresa.
Quais são as limitações do ponto de equilíbrio?
- A produção e as vendas não ocorrem em paralelo. Se a produção for interrompida, surgirão consequências negativas dentro do plano de existência.
- O número de produtos vendidos não depende do seu valor de venda.
- No caso de capacidade máxima, os custos variáveis podem variar mais do que os ganhos de produção.
- Para classificar custos e variáveis, deve-se levar em consideração o período de tempo em questão.
- Se o volume de produção for grande, os custos fixos serão instáveis e podem aumentar.
- Em algum momento do processo de fabricação, o centro do molde pode variar de acordo com o tipo de cliente, os métodos de distribuição ou a região em que é distribuído.
- Se os dados históricos não forem estáveis, poderão ser tiradas conclusões incompletas.
Quais são as vantagens do ponto de equilíbrio?
- É possível determinar a alteração no lucro por várias mudanças nos preços e custos.
- Permite ter uma visão clara das consequências de um aumento nos custos fixos.
- Fornece informações sobre todos os riscos que podem surgir nos diferentes níveis de produção.