18 objetos imprescindíveis para estudantes de enfermagem


Depois de um processo de meses, finalmente está pronto para começar a escola de enfermagem. Fez a sua investigação, entrou nos programas, passou o seu exame de ingresso, recebeu as suas cartas de aceitação e finalmente inscreveu-se no programa adequado. Mas agora que as aulas estão prestes a começar, o trabalho apenas começou.

Para o ajudar a combater os nervos da escola de enfermagem e começar o ano com o pé direito, trate em primeiro lugar de reunir a maior quantidade possível de materiais para os estudantes de enfermagem. Se não tiver certeza de por onde quer começar, aqui está a nossa lista de 18 artigos imprescindíveis em qualquer lista de enfermagem essenciais para os estudantes.

1- Fardas da saúde

O primeiro artigo na lista de compras de qualquer futura enfermeira são as fardas da saúde, e por uma boa razão: Na prática são, tanto para enfermeiros como para estudantes de enfermagem, a sua farda diária. Algumas escolas e hospitais têm critérios específicos sobre a cor das fardas médicas que devem usar, por isso consulte os critérios da escola antes de comprar qualquer peça de roupa. Quando souber qual é a cor que precisa, pode buscar características específicas, como tecido antimicrobiano, cortes que o favoreçam e redes de ventilação que o ajudarão a manter-se fresco. Faça o que fizer, definitivamente tem de escolher uma farda com bolsos: São indispensáveis para transportar diversos materiais dos estudantes de enfermagem. Se não tiver a certeza do tamanho ou estilo de farda que deve comprar, certifique-se das suas medidas para que se possa escolher o que melhor se adaptar às suas necessidades.

2- Jalecas e robes de laboratório

Algumas escolas de enfermagem podem exigir-lhe que use um robe de laboratório sobre uma farda para algumas situações, como por exemplo durante as reuniões clínicas ou profissionais. Por isso mesmo, certifique-se de consultar os requisitos da escola para ver se precisa de um. Como vantagem adicional, esta capa extra irá ajudá-lo a manter-se quente e proporcionará espaço extra no bolso para guardar canetas e outros objetos. Uma das melhores práticas é fazer com que o seu robe de laboratório esteja bordado com o seu nome ou emblema para que não se confunda com o de mais ninguém.

3- Meias de compressão elásticas

É possível que não aguente sempre as suas meias elásticas de compressão, mas deve estar agradecido de as usar. As meias elásticas de compressão ajudam a estimular uma circulação saudável do sangue e evita que o sangue se acumule nos pés. Isto ajuda a reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos e ajuda a combater a dor e o cansaço que podem resultar de caminhar e de estar de pé o dia inteiro. A mangueira de compressão é uma opção se precisar de vestir-se um pouco, ou escolher mangas elásticas que cubram a maior parte da perna, mas que deixam o pé a descoberto, no caso de preferir usar meias normais.

4- Sapatos de enfermeira

Por falar de dores nos pés, escolher uns sapatos de apoio que assentem bem é igualmente importante para proteger os seus pés. Em termos gerais, pode escolher uns ténis ou um design de socas; opções como cordões, slip-ons e correntes de gancho e laço também estão disponíveis. Por regra, os ténis podem lavar-se bem na máquina de lavar, enquanto que as socas se podem limpar e desinfetar facilmente. Os sapatos para enfermagem vendem-se de muitas cores e materiais diferentes para todas as situações, incluindo tecido, couro e vinilo. Procure solas antideslizantes para se proteger das caídas e mantê-lo sobre uma boa base, qualquer que seja o seu tipo de calçado.

5-Um relógio

Se bem que um relógio pode parecer antiquado, não é verdade que agora toda a gente olha para o seu telemóvel? É uma ferramenta crítica para qualquer pessoa que trabalhe num hospital ou noutro ambiente clínico. Muitas destas instalações proíbem o uso de telefones no trabalho por razões de segurança e privacidade, por isso se quiser saber que horas são, deverá procurar um relógio de parede ou usar um relógio próprio. E as enfermeiras, geralmente, não têm um minuto livre para fazer nada, especialmente para procurar um relógio. Deveria comprar um relógio resistente à água para ter sempre o tempo mesmo no seu pulso.

6- Lanyards

Os clipes e cordões para insígnias não contêm só o seu cartão de identificação, mas também números de telefone importantes, ferramentas de medição e qualquer outra informação que precisar ter à mão. Algumas enfermeiras não gostam de levar a identificação pendurada ao pescoço porque um paciente pode agarrá-la. Outras não se importam. O estágio de enfermagem é a melhor oportunidade para experimentar tanto com clipes como com cordas para averiguar de qual gosta mais. Quer seja um clipe, quer seja um cordão, certifique-se em obter uma versão robusta, mesmo que lhe saia mais caro, não vai querer que um clipe de placa que se separe no meio de um turno clínico.

7- Uma boa mochila

Mesmo que tenham passado anos desde que usava mochilas, é momento de voltar a conectar com o seu estudante interior e investir numa mochila de boa qualidade que possa conter todos os seus livros e utensílios de enfermagem para as aulas. Certifique-se de ter espaço para o seu portátil ou tablet, livros e qualquer outra coisa que precisar levar, assim como muitos bolsos, como o seu uniforme. Examine duas vezes as alças para ver se são confortáveis de usar e certifique-se de que o peso esteja distribuído uniformemente. Não deve querer ter problemas nas costas antes que os clínicos carreguem com todos os seus livros, por isso, se é propenso a ter esses problemas, considere uma mochila com rodas para aliviar o stress dos seus ombros.

8- Livros de texto

Como em qualquer escola, vai precisar de livros de estudo para as suas aulas de enfermagem. Os livros podem alugar-se, por isso avalie o seu orçamento e escaneie o seu programa de estudos para ver quantas leituras ou tarefas deverá fazer em cada livro para averiguar que opção faz mais sentido. Alguns estudantes preferem o conforto dos livros de estudo digitais, o que quer dizer que poderá levar todos os seus livros num único dispositivo, mas outros acham que os ecrãs digitais são nefastos para os olhos e preferem livros físicos com páginas de papel. Não existe uma resposta acertada, escolha a opção de livro de estudo que mais sentido faça para si.

9- Canetas e papel

Mais uma vez, vai precisar de algumas ferramentas básicas de sempre, como canetas e papel para ter sucesso nas aulas da escola de enfermagem. Alguns cursos informam o que precisa para as aulas, por isso consulte os requisitos antes de meter no carrinho das compras dossiês de três argolas. Provavelmente quererá muitos utensílios de escrita à mão, como canetas fluorescentes, marcadores e lápis, além de cadernos e papel de folhas soltas. Certifique-se de eleger um lote de canetas clicky sem tampas – confie em nós: As tampas das canetas desaparecerão magicamente durante a sua primeira  aula de clínica, para não mais os voltar a ver, por isso deve evitar o problema logo no início com um sólido stock de canetas clicky.

10- Um planificador

Necessita de um horário, com datas e prazos. Apontar tudo num só planificador costuma ser a melhor estratégia para se manter a par de todos os acontecimentos. Algumas pessoas apostam por planificadores de papel e adoram ter tudo ordenado num livro físico, enquanto que outras gostam mais da facilidade de um calendário digital em “online” – desta forma, se  alguma coisa muda, podem simplesmente alterar o evento em vez de rasurar o papel e voltar a remarcá-lo novamente. Seja qual for o teu caso, não te esqueças de um planificador, mesmo que não sejas um adepto da planificação com antecedência da tua vida pessoal. Irás arrepender-te no dia em que faltes ao exame que te esqueceste de anotar!

11- Folhas de Estudo e guias

A forma de estudar de cada pessoa é tão única como a sua própria impressão digital.Por isso mesmo, averigua bem qual é a forma que em ti funciona melhor e põe a em prática. Existem pessoas que gostam de codificar os seus apontamentos com cores distintas, enquanto outras existem que preferem fazer cartões com resumos. Outras há, ainda, que aprendem melhor usando formatos online, resolvendo questionários digitais, utilizando ferramentas interactivas. Se estás com dificuldades em alguma matéria, não duvides em comprar uma folha de estudo ou um livro-guia sobre essa matéria para que te sirva de complemento às tuas aulas. E, à medida que se aproxima o fim do teu tempo na escola de enfermagem, os livros de estudo para o exame NCLEX vão converter-se numa absoluta necessidade. Portanto, ordena-os com tempo suficiente para que a sua preparação seja adequada e sem pressas.

12- Um porta-papéis robusto

Vai precisar de uma maneira de juntar todos os papeis e canetas que levará consigo durante as aulas práticas, e um porta-papéis de enfermagem é uma solução confortável e compacta. Dependendo do estilo que quiser, o porta-papéis de enfermagem pode ser uma peça plana básica de plástico ou de madeira, ou pode ter uma base mais grossa que se abra para que possa armazenar mais papéis dentro dela. É verdade que pode obter um porta-papéis simples, mas os porta-papéis especiais de enfermagem têm gráficos e outras referências úteis que podem ser muito úteis para os ter à mão durante as aulas práticas. Além disso, como estão coladas ao porta-papéis, nunca terá de se preocupar em perdê-las sem se dar conta.

13- Um estetoscópio

Qualquer profissional médico que examina os pacientes não pode fazer um bom trabalho sem um estetoscópio, que lhe permite escutar o coração, os pulmões, os intestinos e muitas outras partes do corpo em busca de sinais irregulares. Usará o seu estetoscópio durante toda a escola de enfermagem e também no seu estágio, por isso, se puder permitir-se conseguir um de alta qualidade desde o princípio, tê-lo-á para o resto da vida. Certifique-se de gravar o seu nome no seu estetoscópio para que sempre seja identificável desde a sua primeira aula até o momento de começar o seu primeiro trabalho.

14- Monitor de Pressão Arterial

O monitor de pressão arterial é igualmente importante, pois ajuda aos médicos a medir a pressão arterial. Existem muitos tipos de tensímetros, também chamados esfigmomanómetros, incluindo os manuais e digitais, por isso faça uma prévia investigação para averiguar que tipo prefere, e também como usá-lo corretamente.

15-Lanterna caneta

Pode parecer uma caneta, mas uma lanterna serve para outro propósito: Esta potente mini lanterna ajuda-o a avaliar a resposta da pupila, examinar a boca e a garganta e revisar as áreas feridas. Graças ao seu pequeno design e ao clipe na parte superior, uma lanterna-caneta é extremamente prática e ligeira para levá-la no bolso do peito da sua farda ou robe de laboratório, mesmo ao lado das suas canetas reais.

16- Tesouras para enfermagem

Nunca se sabe que material médico poderia ter de cortar como enfermeiro: gazes, apósitos, vendas, etc. A lista continua. Isto faz das tesouras uma ferramenta de enfermagem mais simples e económicas, mas também mais críticas para um estudante de enfermagem. Também pode comprar fita cola médica e gaze para ter à mão com as tesouras de enfermagem.

17- Saco de Enfermagem

Assim como precisamos uma mochila para os nossos utensílios de enfermagem, também vamos precisar de um saco para os utensílios de enfermagem. Este prático saco de enfermagem facilita o transporte de tudo o que precisa para as suas aulas práticas, incluindo o seu estetoscópio, dispositivos de pressão arterial, tesouras, gazes, ligaduras, etc. Procure um saco de superfície dura que se possa desinfetar facilmente e que ofereça um grande número de bolsos para que possa manter-se organizado e procurar com as mãos qualquer artigo que possa precisar em qualquer momento.

18- Uma cafeteira

Devido aos seus turnos de mais de 12 horas, as enfermeiras costumam estar cansadas e privadas de sono. A vida de estudante é a mesma coisa. Dormir durante as aulas nunca é uma boa ideia, e dormir durante uma aula prática é ainda pior, por isso invista numa fonte de cafeína de qualidade para o ajudar a superar os dias e as noites difíceis. Mesmo assim, é importante não ficar demasiado dependente da cafeína, uma ou duas canecas de café por dia podem fazer uma diferença significativa no seu nível de energia e estado de alerta, especialmente se só a usar ocasionalmente.

 

Não importa a idade que tiver, a escola de enfermagem é um passo emocionante na sua carreira profissional como enfermeiro. Com o começo de um novo semestre a aproximar-se, use esta lista de utensílios essenciais para os estudantes de enfermagem.