10 benefícios de usar farda escolar


Para aqueles que já rejeitaram a farda escolar, saiba que um grande número de pessoas defende que as crianças devem vestir roupas idênticas tendo por base os múltiplos benefícios que esta opção apresenta, entre eles os seguintes:

Poupa tempo

De manhã, vestir farda evita ficar a pensar no que deves vestir. O tempo pode ser dedicado a outras tarefas, como por exemplo o pequeno-almoço, o qual reduz o stress da criança.

Evita faltas de disciplina nas escolas

Com o uso de fardas evita-se que os alunos vistam roupas pouco adequadas, como T-shirts com frases ofensivas.

Melhora o rendimento escolar

A farda ajuda a melhorar o aproveitamento dos alunos, já que incrementa a sua concentração ao criar um ambiente mais formal e académico.

Aumenta a criatividade

Apesar das críticas que apontam a que a farda suprime a capacidade de uma criança de mostrar iniciativa, alguns estudos revelam que vestir a mesma roupa que o resto dos colegas convida os estudantes a refletir sobre a maneira de se expressar mediante outras formas que não seja apenas a aparência.

Evita comparações

As fardas escolares ajudam a reduzir as comparações negativas entre os alunos de diferentes níveis económicos, o que contribui para aumentar a auto-estima dos estudantes e proporcionam um sentimento de comunidade.

Publicidade para as escolas

A farda é, em último caso, uma maneira de publicitar uma determinada escola.

Aumenta a segurança dos alunos

O facto de que todos os alunos tenham a mesma roupa contribui a que, nas excursões e nas viagens escolares, os estudantes possam ser reconhecidos e identificados mais facilmente.

Inculca uma atitude

A farda introduz os valores e a cultura de uma vida laboral na que grande parte dos alunos terão de futuramente usar farda nas suas profissões.

Poupa dinheiro

A farda poupa uma grande quantidade de dinheiro aos pais, especialmente em escolas em que não existe um fornecedor único. Em algumas escolas põem-se em marcha campanhas de donativos nas que os alunos oferecem a roupa que já não lhes serve a outros meninos para que as possam usar. Também, a farda pode passar de irmãos mais velhos para irmãos mais novos.

Preços mais ajustados

Algumas escolas dão a opção aos pais de escolher onde comprar as fardas escolares, o que permite escolher opções mais ajustadas. As empresas que bordam emblemas ou escudos escolares oferecem uma poupança importante de tempo e dinheiro às famílias. Mesmo assim, é importante certificar-se de estar a receber roupa de qualidade e de alta durabilidade.