10 atributos de um restaurante conhecido


Não há nada como um restaurante conhecido. O ar até ferve de energia; é tudo um pouco mais vibrante, mais bonito, mais interessante dentro portas. Para o proprietário de um restaurante, este é o seu grande sonho, isto é, ter os clientes a fazerem fila para uma parte do seu local e, no fundo, para sua cultura. Mas, como se cria um espaço desse tipo? Qual é a linha divisória que faz fronteira entre o restaurante que está de moda e os outros que nunca terão mais que meia casa ocupada?

A criação de um restaurante na moda é o ponto de encontro de muitos conceitos diferentes. Mesmo que se possa pensar que existe esse factor sorte, existem, no entanto, passos específicos que deve tomar para pôr o seu restaurante numa posição para que se converta num “hot spot”. Discutiremos aqui alguns objectivos e o modo de os alcançar em qualquer restaurante, independentemente do seu conceito, cidade ou estilo de cozinha.

Os 10 Atributos de um restaurante Hot Spot.

Se quiser que o seu restaurante seja o próximo local da moda, certifique-se de inculcar  esses conceitos no seu estabelecimento.

Um conceito assassino.

O primeiro aspeto da criação de um restaurante hot spot começa muito antes de abrir as portas, começa, de facto, quando se começa a criar o plano de negócio. O conceito de um restaurante é o coração e a alma de um local de restauração. Certifique-se de pensar bem sobre qual é o seu conceito e lime todas as arestas antes de abrir as portas. Um restaurante, se é fiel à sua própria identidade, é atractivo para as pessoas. Também ajuda a criar uma “história” convincente, a par da experiência do cliente, que é um componente chave na criação de um restaurante hot spot.

 

Ser diferente do resto.

Uma vez que tiver decidido um grande conceito de restaurante, é importante afinar a sua visão para que possa definir o que é que faz que o seu restaurante seja diferente e especial. Queremos que o restaurante seja diferente a qualquer outro lugar.

Para explicar melhor, isto não quer dizer que tenha de servir uma cozinha de fusão que é muito diferente a tudo o que se fez até agora. Está bem servir comida italiana reconfortante. Mas se houver outro estabelecimento na zona que também tenha uma cozinha semelhante, averigúe como fazer a diferença no seu local. Isto vai ajudar os clientes a escolher o seu restaurante em vez de pensar que é mais um dos muitos restaurantes similares.

 

Boa presença nas redes sociais.

O marketing é particularmente importante para os restaurantes, e nestes dias, tudo se centra nas redes sociais. Desde o princípio (antes de abrir as suas portas), cultive uma presença nos meios sociais. Isto significa ter o seu nome de usuário reservado e pronto para usar até antes de abrir o negócio. Uma vez que esteja aberto, publique de forma fiável e coerente, usando os canais para anunciar promoções especiais, eventos e, no geral, para lembrar aos clientes que venham visitá-lo.

 

Atenção ao cliente.

Quando os clientes entrem pela porta, devem ser recebidos imediatamente com respeito e e de forma afectiva. O que se pretende é que as pessoas sintam que estão a ser bem-vindas ao estabelecimento mais quente da cidade, não que sejam eles a ter que impressionar o anfitrião.

Até se o seu restaurante está muito concorrido, os clientes podem sentir-se bem-vindos se se os convida a sentar-se no bar até que haja mesa livre. Este tipo de atenção ao cliente pode fazer toda a diferença à hora de decidir se aguarda pela sua vez ou, ao invés, decida ir gastar o seu dinheiro em outro local. Um serviço atento e de qualidade ajudará a que o seu restaurante vá tendo maior sucesso ao longo do tempo.

 

Serviço profissional.

Não é segredo para ninguém que empregados bem treinados e de alta qualidade é um dos componentes de um restaurante de sucesso. Quando os empregados estão bem treinados, podem realizar o seu trabalho de maneira mais eficiente, o que significa que venderá melhor, atenderá as mesas mais rapidamente e fará com que o restaurante ganhe mais dinheiro.

Um serviço profissional e de alta qualidade deixa uma impressão positiva nos clientes, e faz com que seja provável que voltem ao seu local. Vale a pena ter tempo para treinar adequadamente aos seus empregados; fará com que estejam na melhor posição para ajudar a que o seu restaurante seja um sucesso. 

 

Um grande aspeto.

O aspeto do seu restaurante importa. Certifique-se de refletir o conceito do restaurante no seu aspeto geral, desde as decorações das paredes e cadeiras, até às mesas e os acessórios escolhidos. É bom ter um estilo único, mas cuide de que seja um espaço agradável para que os clientes venham e passem o seu tempo.

Além do aspeto do espaço físico, preste atenção ao aspeto dos seus empregados. Vestir os seus empregados com fardas ou aventais personalizados pode criar um aspeto polido e profissional. Quando o seu restaurante tem um aspeto polido, transmite um ar de profissionalismo e de sucesso. Isto é espantoso e atrativo para os clientes, que, como resultado, se sentirão subconscientemente atraídos pelo seu espaço.

 

Comida Espantosa.

Lembre-se: a comida é na realidade a razão principal pela qual as pessoas vão ao seu restaurante. Mesmo se o restaurante tiver um interior impressionante e um serviço incrível, nunca vai atingir o estado de “hot spot” sem uma comida incrível.

Faça o trabalho de casa antes de se conformar com uma ementa: trabalhe com o seu chef para criar uma ementa bem equilibrada que reflita o conceito do seu restaurante e também os pontos fortes do seu chef, mas que também permita muitas opções para diferentes paladares. Quando tiver decidido uma ementa, aprenda a criar a sua cozinha de maneira consistente e eficiente. Será um grande contributo para o sucesso do seu restaurante.

O lugar adequado.

A localização não é tudo, mas é muito importante para um restaurante. Se quiser que o seu restaurante seja popular, tem de ser inteligente ao escolher a localização. Regra geral, os fatores importantes incluem que o seu restaurante esteja numa área de alta visibilidade, ser fácil de localizar, e que proporcione um amplio estacionamento. No entanto, estas coisas podem variar dependendo da sua localização geográfica. Por exemplo, numa cidade urbana como Nova Iorque, onde as pessoas apanham transportes públicos, o estacionamento não é assim tão importante.

Mas, além disso, também é importante escolher uma localização proeminente e fácil de encontrar. Não queremos que as pessoas deixem de ir porque não conseguem encontrá-lo.

 

Uma experiência positiva para o cliente.

Concentre-se em oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes. A capacidade de oferecer uma grande experiência ao cliente é o culminar de muitos dos outros atributos de um restaurante da moda, incluindo empregados bem treinados, uma ementa equilibrada e atenta, boa comida e um interior agradável.

As pessoas vão aos restaurantes para desfrutar, por isso trate-os como seus convidados. Respeite o facto de estarem a gastar o seu dinheiro consigo, ganho com esforço. Quando os clientes se sintam respeitados e apreciados, voltarão em massa e, antes de se dar conta, o seu restaurante será o local mais popular da cidade.

 

Boa gestão.

O que é que tem a ver a boa gestão para que o seu restaurante se torne num local de referência? Tudo. Quando um bom gerente de restaurante é eficiente, todos os sistemas funcionam melhor, permitindo que os empregados trabalhem em harmonia e que o local realmente atenda os clientes.

Os efeitos são de grande alcance, mas, neste particular, a melhoria da qualidade do serviço melhora a experiência do cliente. Este facto não aumenta unicamente as vendas e faz que os clientes voltem. Também pode dar lugar a comentários positivos e sugestões de boca em boca, o que pode aumentar o seu negócio de maneira considerável. Em ultima instância, uma boa gestão pode ajudar a marcar a diferença entre um restaurante que simplesmente sobrevive e um que prospera.

 

Conclusão:

Mesmo que não exista uma fórmula única que garanta que um local se torne um ponto quente, há determinados passos que pode dar proativamente para pôr o seu restaurante na melhor posição possível para atingir esse status. Ao dedicar o seu tempo para criar um restaurante único, de alta qualidade, criativo e com um serviço fantástico, está por certo a investir na possibilidade séria de que o seu restaurante possa vir a ser o próximo grande “hot spot”.

Em qual destes atributos poderia trabalhar o seu restaurante para atingir o status de hot spot?